É
normal atribuir confiança a uma pessoa próxima, onde todos os segredos (pelo
menos alguns) são confidenciados aos ouvidos de alguém. É muito comum também
nos sentirmos acolhidos e menos aflitos quando desabafamos. Já que também
acontecem bons resultados conversando com amigos, porque é importante conversar
com o psicólogo?
O principal método desse trabalho é o diálogo, por esta razão é comum que as pessoas critiquem a profissão como apenas um momento para bater papo. Apenas escutar o outro trará algumas sensações de conforto, acolhimento, ou proteção, por exemplo, mas diferente de um amigo, o psicólogo estará atento a todas as informações de forma estritamente profissional, com um olhar científico, registrando em forma de relatório aquela sessão.
Diferente de um amigo, o papel do psicólogo é estar com a pessoa e auxiliá-la a refletir sobre suas questões individuais, sem que o lado pessoal do profissional entre em contato com este momento que é da pessoa. O psicólogo estará pronto para ouvir de modo clínico, de forma que ele percebe no que foi dito os pontos mais relevantes do contexto apresentado. É provável que um amigo, neste caso, comece a dar sugestões, exemplificar e comparar algo da vida dele, e até mesmo dar conselhos de como agir. Já o psicólogo não aconselha em agir de uma maneira específica, mas irá auxiliá-lo a pensar bem antes de tomar qualquer decisão importante analisando juntos pontos fracos e fortes.
Mesmo que o amigo não seja o tipo de pessoa que fala de si mesmo, porque será que é diferente? Devido ao conhecimento. O psicólogo não ficou apenas ao lado do de senso-comum, ele se especializou em uma ciência que é a psicologia. Por conta desses estudos científicos os psicólogos desenvolvem a capacidade de avaliar a partir de fatos que foram trazidos pela pessoa e que provavelmente foi estudada por cientistas em épocas diversas. Por conta desse estudo, o psicólogo está preparado para acolher, escutar e intervir de forma sigilosa e ética, diferente daquele amigo.
O escritório e consultório de Psicologia Núcleo Prosseguir. É formado pelo psicólogo Airton Oliveira Silva (CRP: 06/141877) e a psicóloga Janaína dos Santos Paiva (CRP: 06/141687). Atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sendo pessoas físicas ou jurídicas. Clique aqui e agende uma consulta.
Obrigado por entrar em contato. Retornaremos assim que possível.
Psicólogo Airton Olivera Silva (CRP 06/141877).